Os tradicional evento de posse da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) acontece na próxima sexta, dia 19 de dezembro, marcando o início da gestão responsável pela organização do Círio 2026, a 234ª edição da festividade.

A partir das 18h, na Basílica Santuário, será celebrada a missa que antecede a posse da Diretoria do Círio 2026, realizada na Casa de Plácido. Durante o evento, o coordenador do Círio 2026, Antônio Sousa, anunciará os casais que irão compor sua equipe ao longo do próximo ano.

A composição das oito diretorias executivas será renovada e apresentada nesta data. A escolha da nova equipe é feita pelo diretor-coordenador em conjunto com o diretor-presidente da DFN, Pe. Francisco Assis. Após a posse, a nova diretoria inicia imediatamente a elaboração da agenda oficial do Círio 2026, seguida pela construção do plano de trabalho para toda a festividade.

A Diretoria da Festa de Nazaré é formada, tradicionalmente, por até 35 casais voluntários, incluindo cinco beneméritos, com perfis e profissões diversas, unidos pela missão de organizar uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Os membros possuem mandato de um ano, exceto o coordenador e o coordenador anterior, ambos com permanência de dois anos, além dos beneméritos, cuja atuação é vitalícia.

O atual coordenador, Antônio Sousa, anunciado por Dom Alberto ao final da festividade de 2024, coordenou pela primeira vez o Círio em 2025, conduzindo as 14 procissões oficiais e todos os eventos do calendário da festa. Antônio e sua esposa, Rosa Sousa, participam da DFN há 21 anos. São casados há 40 anos, têm três filhos e dois netos, e já integraram as diretorias de decoração, eventos e evangelização. Há mais de uma década, atuam na diretoria de procissões.
“Este Círio deixou marcas profundas no meu coração. Ver a fé do nosso povo tão viva, tão presente, renovou em mim a certeza de que servir a esta festa é um privilégio. Foi uma experiência emocionante, que levarei para a vida inteira”, conta emocionado Antônio Sousa.

Fundada em 1910, a Diretoria da Festa segue um regimento interno que define deveres e atribuições, assegurando o caráter voluntário e colaborativo da atuação de todos os membros. Ao longo da história, diferentes modelos de gestão foram adotados, até a consolidação da estrutura atual, composta por diretorias executivas e liderada pelo Diretor Presidente — sempre o vigário e reitor da Paróquia de Nazaré — e pelo Diretor Coordenador.

Texto: Rosana Pinto – ASCOM DFN