Em um esforço para capacitar jornalistas e estudantes de comunicação para atuarem na cobertura de conflitos armados e emergências, a Marinha do Brasil (MB), em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), abriu nesta segunda-feira (8) as inscrições para o III Curso de Cobertura Jornalística em Áreas de Combate e em Emergências (III CCJACE).
O curso, que também conta com o apoio da Condor Tecnologias Não Letais, irá capacitar 70 comunicólogos de todo o Brasil. A imersão de cinco dias será realizada de 29 de junho a 3 de julho de 2026, no Complexo Naval da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro (RJ).
Os profissionais interessados em realizar o curso devem se inscrever para o processo seletivo até o dia 30 de janeiro de 2026, clicando aqui. A inscrição não garante vaga no curso, uma vez que as vagas são limitadas, e o resultado da seleção será divulgado em março de 2026. O curso é gratuito, com hospedagem, transporte e alimentação fornecidos pela MB. O custo de passagens, para quem é de fora do Rio de Janeiro, não está incluído.
Promovido pelo Centro de Operações de Paz e Humanitárias de Caráter Naval (COpPazNav), o III CCJACE teve um incremento de 10 vagas em relação a sua segunda edição, da qual participaram 60 profissionais de imprensa, de 50 veículos de comunicação nacionais e internacionais, e alunos de sete universidades públicas e privadas, distribuídos por 16 estados e o Distrito Federal. Com o aumento de vagas para este ano, espera-se ampliar também o número de estados participantes.
Em 2025, a programação incluiu palestras no COpPazNav, visitas ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da PMERJ, onde fizeram uma incursão na Comunidade Tavares Bastos, e à Cidade do Fogo, do CBMERJ. Os alunos do II CCJACE também embarcaram em Carros Lagarta Anfíbios e no Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”. Outros destaques foram a aula inaugural do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, as visitas do Ministro da Defesa e do Comandante da Marinha, e a palestra de encerramento do jornalista Marcos Uchôa, que acumula 40 anos de experiência na comunicação e cobriu nove guerras, oito Copas do Mundo e 11 Olimpíadas.
Além disso, na última edição estiveram presentes profissionais de imprensa de 12 veículos de comunicação internacionais (Agência EFE, TV France 24, NHK World Japan, Reuters, Bloomberg, Wall Street Journal, Associated Press, Agência Xinhua, The New York Times, TV CGCTN, Agence France-Presse e RAC Rádio da Catalunha), de cinco redes de televisão abertas (Band, Globo, Record, Rede TV e SBT), de três redes de televisão fechadas (BandNews TV, TV CNN Brasil e Record News), de quatro jornais (Folha de S. Paulo, Estadão, O Globo e Extra), um portal de notícias (Portal G1), uma rádio brasileira (Rádio CBN Amazônia), 20 veículos de comunicação regionais (Folha Regional-MG, Inter TV-RN, O Liberal-PR, NDTV-SC, Zero Hora-RS, Rádio Gaúcha-RS, RBS TV-RS, Rede Amazônica-AM e RR, TV Vanguarda-SP, TV Tribuna-PE, TV Verdes Mares-CE, Folha do Acre-AC, Xapuri Socioambiental-AC, Cáritas Brasileira-BA, Gazeta-MT, TV Centro América-MT, Total News-MS, Coluna Navegação em Foco-PA e Guarulhos em foco-SP) e cinco mídias especializadas em defesa (Poder Naval, Portal R3, Jane’s Defense, Poder Aéreo e Forças Terrestres). Pela primeira vez, foram incluídos participantes de sete universidades (UFRJ, UFF, UMESP, FGV, PUC-Rio, ESPM e UFAC) e de uma associação de classe (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo — Abraji).
